Emerson Bisan

Emerson Bisan: atleta e técnico portador de diabetes

Emerson Bisan, atleta e treinador de alto nível, é portador de diabetes mellitus tipo 1. Apesar da doença, já concluiu dezenas de provas de longa distância.

Por

Emerson Bisan, diretor da Assessoria Nova Equipe, é portador de diabetes mellitus tipo 1. Após descobrir a doença, em 1995, começou a fazer caminhadas para melhorar a qualidade de vida. Com o tempo, progrediu para corridas mais prolongadas. Nas horas vagas, administrava seus exercícios e, nos finais de semana, se dedicava aos treinamentos.

As conquistas de Emerson Bisan

Emerson Bisan é bacharel e licenciado em Educação Física com especialização em Treinamento Desportivo de alto nível, na Academia Estatal de Cultura Física de Moscou, Personal Trainer Reebok Sports Club São Paulo. Diretor da Nova Equipe Assessoria Esportiva que utiliza como principal ferramenta na busca de Saúde e Bem estar a “Corrida e Caminhada”. Educador em Diabetes formado pelo Projeto Educando Educadores da ADJ/SBD/IDF com especialidade em Atividade Física e Diabetes.

O educador físico concluiu 61 maratonas, 8 provas de 24 horas, 4 provas de 48 horas, 6 provas de 50km e 4 provas de 100km. Em oito oportunidades, realizou o percurso de 75km de Bertioga à Maresias, logrou com êxito o percurso de Cruce de Los Andes (100km) e Comrades (89km), além de ter concluído por impressionantes 6 vezes o percurso “Brasil 135”, de notáveis 217km. Emerson diz que a corrida o mantém motivado a viver e fazer amigos que procuram no esporte uma forma de equilibrar melhor a vida.

“Enquanto houver ao menos a companhia da minha sombra, o som dos meus passos no asfalto, o apoio da minha família, o entendimento dos que me seguem do tanto que isso me faz bem… Eu vou continuar.”

Os maiores desafios de Emerson de agora para frente serão participar de muitas corridas pelo Brasil e pelo mundo, pois ele sabe que a experiência, informação e o compartilhamento de resultados ajudará a chegar à excelência do tratamento e possibilitar uma vida plena.

Nova Equipe

Em 1995, Emerson começou a se especializar a passar treinos de corridas para atletas que desejavam participar de maratonas reunindo pequenos grupos de alunos das academias para encarar este desafio fora da esteira. Em 2004, ganhou a credibilidade dos alunos e criou a Nova Equipe. Bisan se tornou uma referência no trato com o público diabético, e com isso, a Nova Equipe acabou virando “O Ponto de Encontro dos Corredores com Diabetes de SP”. O maior desafio é fazer o corredor com diabetes a conhecer a ação do medicamento em seu corpo durante a corrida e prever ao máximo o comportamento glicêmico, fazendo monitoramento e ajustando o tratamento.

O principal objetivo da Nova Equipe, criada e assessorada por Emerson, é formar um grupo de corredores formadores de opinião, que transmitam com segurança os cuidados para prática de atividade física e mostre autonomia, capacidade de controle, desmistifique alguns mitos e incentive os exercícios regulares no tratamento do diabetes. Além disso, deseja fazer com que seus alunos percebam que o esporte pode ser o que mais irá ajudar no controle da glicemia.

Atualmente, o atleta e treinador faz o controle da glicemia com insulina basal Lantus pela manhã e doses bôlus com Humalog nas refeições e correções. São de 6 a 10 medições de glicemia por dia utilizando o aparelho Roche Accu-Chek Active, pois este é o aparelho compatível com as tiras que recebe da prefeitura.

BARBATIMÃO, UNHA-DE-GATO E UXI-AMARELO Saúde Feminina 500mg
MACA-PERUANA COM ÓLEO DE CÁRTAMO Maca Peruana Prime 1000mg
AFRODISÍACO NATIVO DA FLORESTA AMAZÔNICA Marapuama em Cápsulas
ATIVADOR SEXUAL FEMININO PREMIUM Vênus Mulher
PARA DIABETES, HIPERTROFIA E PERDA DE PESO High Energy Batata Doce
Referências:
Accu-Chek. Portal de De Bem Com a Vida.
Entrevista. Diabetes e Desportes.
Entrevista. Treino Online.
Corpore

Veja também